sexta-feira, 20 de junho de 2014

Reunião do Movimento Inclusão Já Sr. Valdir Timóteo e Secretário de Governo DONATO sobre o ATENDE

Prefeitura volta atrás e promete garantir transporte para deficientes - edição 198
20-Ago-2013













Durante reunião com secretário de Governo, Antonio Donato,
o líder do Movimento Inclusão Já também denunciou a falta de acessibilidade
do Parque do Carmo em Itaquera.















Em reunião com o líder do Movimento Inclusão Já, Valdir Timóteo e com a jornalista Ligia Minaro do Fato Paulista, o secretário municipal de Governo Antonio Donato garantiu que irá manter o direito das pessoas com deficiência às viagens eventuais do Programa Atende, que foi criado para viabilizar transporte digno e com qualidade a pessoas com deficiência física e com mobilidade reduzida.
Na edição do Fato Paulista, que circulou no dia 25 de julho, foi noticiado que "A Prefeitura do Município de São Paulo por meio da SPTrans Serviço Atende representada pelo superintendente Altair Bezerra anunciou retirar os direitos das pessoas com deficiência as viagens eventuais do Atende". A informação que serviu de base para reportagem, foi do líder do Movimento Inclusão Já, Valdir Timóteo.















No dia 6 de agosto Valdir Timóteo e a jornalista Ligia Minaro e integrantes do Inclusão Já: Ana Girasoli, Francisca Lucineide, Paulo Ito, Regina Espósito,estiveram reunidos com o secretário municipal de Governo, Antonio Donato que garantiu que as viagens eventuais serão mantidas pelo Atende e referente a solicitação de Valdir Timóteo quanto a um compromisso firmado por escrito por parte do prefeito Fernando Haddad, o secretário informou que iria comunicar ao prefeito, quando ao pedido.
Valdir Timóteo reclamou quando ao serviço de atendimento 196 que segundo ele "não funciona". Solicitou ainda aumento da frota do Atende, já que atualmente, segundo a SPtrans são 388 carros. "Sempre houve esta promessa de aumentar, mas até hoje nada" falou Valdir durante a reunião.
Quanto ao aumento da frota, o secretário de Governo, aventou a possibilidade de contratar o serviço de táxis a fim de suprir a demanda. A declaração foi rechaçada por Valdir Timóteo e pelos demais integrantes do Inclusão Já presentes a reunião. "Táxi é particular, o que queremos é um transporte público de qualidade. O táxi poderia – somente neste caso – ser destinado aos autistas, que são excluídos do Atende", declarou Valdir .
Outro ponto discutido na reunião foi a falta de brinquedos adaptados no Parque do Carmo e no Horto Florestal e o fato destes dois espaços públicos não terem acessibilidade e tampouco banheiros adaptados.

Secretário garante viagens eventuais, mas usuário tem o pedido negado


  














Durante a reunião o secretário Antonio Donato garantiu que as viagens eventuais seriam mantidas e quanto as outras solicitações garantiu que iria viabilizá-las. Mas o compromisso durou apenas 72 horas, pois depois da reunião, no dia 11 de agosto o usuário do Atende, Amauri Nolasco Sanchez, que tem paralisia cerebral e é cadeirante, teve o pedido de uma viagem eventual negado pelo Atende. Ele disse que fez o pedido no dia 2 de agosto e no dia 11 recebeu a negativa.


O Movimento Inclusão Já é um movimento social de cidadania é liderado por Valdir Timóteo desde a sua criação em Janeiro de 2004, o Movimento busca inclusão social de pessoas com deficiência em todos os seguimentos da sociedade, nosso lema é Lutar hoje para não ser os abandonados do amanhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário